Prometeus : meu primeiro post


Estava perdido no meu alfarrábio digital . Meu primeiro post  de um blogue natimorto. Explico : a interface html me irritava tanto que desisti de blogar . Por Júpiter!* Só não consegui parar ( e não vou) de escrever ...

Prometeus

Hoje é Finados, bom dia pra se começar . Olho pra tela, estranho o editor de texto e as outras ferramentas do blog. Estava cheio de idéias e agora elas sumiram, evaporaram-se numa ressaca de vinho vagabundo.
O nome do blog pelo menos promete : " Prometeus " , o titã que deu o fogo ao homens e como recompensa teve seu fígado devorado por uma águia ou abutre( na verdade os dois ) . Uma tortura recorrente ou um pesadelo do mesmo naipe. Já teve algum pesadelo recorrente ?? Tenho e tive vários . Mas esta é outra história , ou melhor outro post . Hoje é dia do fígado do Prometeus . Poucos sabem ou chegam a afirmar isto , mas os executores do castigo também foram castigados . Por acaso acham que é fácil alimentar-se SÓ de fígado por cerca de 30 .000 anos , quando havia relativa abundância de carnes nobres ? Prometeus era da turma dos 300 tanquinhos de Esparta , mas tinha filé-mignon; contra-filé ; alcatra e ...PICANHA !
Mas não, Zeus determinou : só o maldito f-í-g-a-d-o .  Resultado : a águia e o abutre estabeleceram um rodízio de serviços ( não de churrasco) . Provavelmente se tornaram os 1ºs funcionários públicos da história . E Prometeus sua 1ª vitima . Como nosso Titã possuía amigos bem relacionados ( entre eles Kevin Sorbo , o Hércules ) , conseguiram dar um jeitinho de se livrar do castigo divino . Pra isto precisavam de um bode , digo um centauro , uma criatura interessante : metade homem e metade cavalo . Foi uma sábia escolha , pois a porção quadrúpede pensava que era homem e a porção humana que era eqüino . De qualquer forma o dito centauro fazia suas sessões de análise e tencionava ser jogador de pólo . Arquitetado o plano e pagas as devidas propinas , Prometeus se mandou   . Hercules novamente foi tentar sua diletante carreira artistica ( "há o clamor das massas " - afirmou) mas só conseguiu um emprego de dublê de segurança num restaurante italiano , onde ocasionalmente entorta barras de ferro . A dupla águia e abutre fundaram uma SA com subsídios governamentais e hoje ministram um curso de liderança empresarial : " A RAPINA EXECUTIVA "
  Os rapineiros espertalhões passaram um 171 em 2 gansos franceses que assumiram a função de devorar o figado do Centauro- Prometeus . Os gansos franceses são gastrônomos e ameaçam fazer greve cada vez que Zeus , o senhor dos raios , ameaça botar tudo pra baixo . O problema é que o centauro tem 2 fígados - o que tem gerado intermináveis debates filosóficos e receitas de culinária francesa. Ongs se mobilizaram contra a exploração cruel, a França reivindica a propriedade do fígado, ou melhor dos fígados devido ao suprimento inesgotável de “foie grass” , abrindo conflito com o governo grego e o Monte Olimpo - e a situação está longe de se resolver ....


Игорь

* expressão muito usada nos meu tempos navais .

Comentários

Mirella Addams disse…
Olá! Que bom que encontrou o que precisava saber! Aliás, você tem um blog bem interessante... POR JÚPITER! Esses blogs da gurizada é teen demais; não há conteúdo.
Игорь disse…
Olá , encontrei sim de uma forma inesperada ;)

Imagine usar um expressão sem conhecer a sua origem rsss. Agora eu sei .

Obrigado por achá-lo interessante. Volte sempre !
Loba disse…
Ei! Já estive por aqui muitas vezes e, de alguma forma, o comentario nunca se justificava (dificuldades minhas, certamente). Hj tenho dois interesses:
- o texto - muito, muito bom. vc traz a mitologia pra dentro dos nossos dias, usando uma ironia fina e deliciosa. Tb eu, vez em qdo, tenho brigas homéricas com o espaço, por motivos vários, mas sempre sérios pra mim!
- o convite - recebeu meu e-mail falando sobre a coletânea? tou te esperando, tá?
Beijocas
Игорь disse…
Olá .

às vezes, a digitação do código pode dar erro. O que inclui o próprio serviço do bloger.

Sim recebi e respondi.

Este texto tem algum tempo ...Acho que estava especialmente ácido quando o escrevi. Obrigado pelo teu comentário. Nesse caso acho que acertei as teclas rsssss

beijo
Jens disse…
Lembrei de um cartum antológico do Jaguar, onde o abutre diz para Prometeu acorrentado: "pior sou eu que destesto fígado".
A observação sobre os problemas existenciais do centauro é pertinente. Ser ou não ser, eis a questão.
Um abraço.
Ricardo disse…
hahahahaahahah Игорь revelando a veia jornalística. Fantástico!
Игорь disse…
Olá Jens.

Eu também detesto fígado . Problemas existenciais de quem vive em metades eu diria .

um abraço
Игорь disse…
Olá Sócio !

Veia Jornalística ? Não me ocorreu ... penso que percorro outras artérias, muitos caminhos e bares e ainda são 9:OOhs do fuso horário daqui !

abraços
Anônimo disse…
kkkk, adorei!!!!
Игорь disse…
rssss .

Particularmente gostei de tê-lo escrito. Embora o hmtl foose muito chato.
Michelle C. Buss disse…
Muito bom! Quanta criatividade! e vejo que gosta de mitologia grega! parabéns
Игорь disse…
Obrigado ! Gosto muito sim !!