No tempo das carabinas


É um livro velho. Mais antigo do que eu. Ostenta os sinais de muita leitura . Vá saber por quantas mãos se aninharam até chegar a mim .
Interessante que não têm orelhas e e notas explicativas. Só o nome do autor, René Chambé, um cavalheiro do século XIX que viveu no século XX.

Trecho n.º 1 :

-Levante- se ! Os Zepelins estão sobre Paris!
Os zepelins sobre Paris ! Que notícia ! Pela escada de madeira de degraus bem encerados era um confuso  atropêlo, uma desordem jovial !   Os Zepelins estão sobre Paris! Que alegria ! Que sorte ! Que excitação!  Acontecia enfim alguma coisa ! (....)

mas ...

Não nos dão nada para atacar os zepelins , mas contam conosco(...) Dizem-nos : Ide meus valentes rapazes e agarrai-nos êsses pássaros ! Aqui tendes  um pouco de sal para lhe poisardes no rabo. Ide, vereis como  é simples ! Ide !  


Trecho n.º 2 :

        Eu tinha certeza de que a jovem criatura que habitara esse quarto era linda, magra, loira e romântica. No ar  flutuava  o seu perfume  embriagador, ainda não desparecido.(...)
Todas as noites aspirava aquela com delicia aquele aroma indefínivel,  após as tarefas desumanas  que nos tinham ocupado durante o dia. Êle era  como uma presença e prestava-se ao sonho. Cheguei a ordenar que nunca abrissem a janela, de medo que o perfume se evolasse.


René Chambe 


Comentários

Celamar Maione disse…
o livro é a sua " cara"..
Mas confesso,não faz o meu gênero. rsrsrs
Gostei da capa. Diferente. Interessante !

bj
Игорь disse…
Vc tem razão.

A capa praticamente está se desfazendo. Não é um livro raro, mas a temática é do tipo que dificilmente será republicada no Brasil.

um bjo
Dilberto L. Rosa disse…
Encontraste num sebo?! Quantas venturas estes doces lugares cheios de mofo, ácaros e páginas amareladas guardam...! Boa leitura, estimulante (especialmente pelo Português de milenovecentos e alguma coisa!)! Abração!
Игорь disse…
Olá Dilberto, meu pai encontrou num sebo ( 1980... e qqer coisa) e trouxe para mim !

abração !

PS: hoje à noite visito teu blogue
luiz fernando disse…
Belíssimo livro. Eu já li e reli há muitos anos passados. Era de um amigo de meu irmão e acabou ficando comigo. Depois eu o perdi e até hoje eu lamento isso. Gostaria muito de poder reler mas é difícil, senão impossível, de encontrar outro exemplar. Enjoy it.
Игорь disse…
Caro Fernando confira esta link da estante virtual :

http://www.estantevirtual.com.br/q/Rene-Chambe-No-Tempo-das-Carabinas


Ainda é possível encontrar o livro.

Obrigado pela visita e comentário.

abraços.
Anônimo disse…
Estou lendo - 24/03/2014 - e considero SENSACIONAL. Nos primeiros tempos das coisas humanas - no caso do livro começou com "aeroplano" e logo se tornou "avião" - todos os envolvidos são heróis. Todos os pioneiros são "mais" heróis que os "nossos" heróis. Na verdade todos os heróis são "pioneiros". O incrível é que na leitura do livro a cada página o leitor busca informes via Google "n" vezes. É livro para ser lido aos poucos - é trabalho duro - pela riqueza de história encontrada na internet.
Игорь disse…
Olá, interessante teu comentário.

Quando li a primeira vez não existiam ... computadores pessoais. Internet só em sonhos literários como 'Neuromancer".

Tive de esperar muito para me encontrar " pessoalmente" com o sr. Chambé!

abraços