Esquife


Ela caminhava elegantemente bela borda da piscina . Lancei-lhe meu melhor olhar . Indiferente continuou seu passeio." Bela formiga " - pensei - " Com 08 patas vermelhas ...08 ?? " Cheguei perto . Era um aranha negra de corpo esguio e patas rubras . Passava -se por uma formiga . Os pedipalpos assemelhavam-se a antenas .
Pluft ! A formiga- aranha caiu n'agua . Não se abalou . Continuou seu trote pela piscina . Corria pela superfície como uma lágrima por um espelho.Respeitoso(do que parecia ser o "ferrão"* ) afastei-me de sua rota . A pele da água repuxou e o aracnídeo foi atraído para perto de mim . Nova guinada,um pouco mais forte.Ela afundou tragada pelas mandibulas do minúsculo maelstrom produzido .
" Agora ela retorna a superficie ". A aranha que se fez formiga , no entanto não reagiu . Parecia um pequeno bloco de chumbo solto no espaço . Ia se afogar . Com as mãos em concha a resgatei . De forma delicada a arremessei de volta à terra firme.Ela voltou a trotar . Morreu alguns segundos depois . As patas dobraram-se sobre si mesmas . Um octágono vermelho e negro . O próprio corpo como esquife .
Игорь


*ferrão = quelícera(s)

Comentários

Anônimo disse…
Os aracnídeos não sabem nadar?!! Sabem tecer. Mas a trama dissolve-se na água e, despojadas da sua enxada não sobrevivem em terra.

Beijos
Luísa
Игорь disse…
Esta sabia patinar pela superficie . Foi ao fundo como uma pedra . Pena . Era uma criaturinha fascinante a despeito dos ferrões .

beijos
mara* disse…
E a morte, velha como o tempo, chegou cedo para a tecelã do universo...
Jens disse…
Minha culpa, minha máxima culpa: sou um exterminador de aracnídeos e formigas. Antes de esmagá-las sob o peso da bota, penso: "será que elas tem consciência do perigo? Será que pensam: meu mundo caiu, serei exterminada por um gigante! Socorro!".
Nestes momentos me sinto senhor de baraço e cutelo, com poder de vida e de morte sobre seus vassalos.
Ta, tá, tá, eu sei e concordo: sou meio doido. Mas manso, na maior parte do tempo.

Um abraço.
Beti Timm disse…
Moço do nome, que quase se assemelha a uma aranha...rs

Respeito muito uma aranha, uma dama por sua elegância e silêncio. Só me preocupa é o número de patas (que proporcionam uma boa corrida) e o ferrão, mas a natureza lhe deu esses atributos, talvez por ela ser quase sempre tão pequena.

A sua aranha, além desses atributos, parece-me que fazia um belo balé aquático.

Beijos estranhos como o seu nome.
Игорь disse…
Oi Mara, gostei de tuas palavras poéticas ...Misturam-se e fazem parte do meu post .
Игорь disse…
É Jens a sensação a esta . Uma montanha preocupando-se com algo minúsculo. Não é tão doido assim . Tá . Dever ser meio doido também .

abraços
Игорь disse…
O nome como Aranha ? Rsss

É círilico . Um nome absolutamente comum e popular . Os caracteres incompreensíveis a principio sempre fascinaram .

a Aranha patinava pela superfície . Pena que não sabia nadar ...

beijos
Beti Timm disse…
Obrigada, somos feitos de opostos ou paralelas...

Beijo
Игорь disse…
E de teciduras e barros variados .
Amiga do Cafa disse…
A aranha tece artimanhas, prende a sua atenção , rouba seu tempo e no final, vai distante, inconsciente da sua própria existência.

Beijão !
Игорь disse…
Celamar teu comentário é muito interessante ...

beijos
Dilberto L. Rosa disse…
Rapaz, além da ótima condução (tema que particularmente adoro: insetos e animaizinhos assemelhados a insetos...), não poderia ter havido final mais poético: adorei a metáfora com a esquife! Abração!

P.S.: como ainda nem passei das primeiras noções de Esperanto, gostaria de saber o que querem dizer os tais nomes por aqui em Cirílico!
Игорь disse…
Olá Dilberto

Obrigado .

No canto dos seguidores está escrito

" meus amigos " .

abraços
Lu_MCordeiro disse…
Ei,Nrop,gostei desse conto!Lindo e triste.Quase pude ver a pequena formiga-aranha,tentando se manter à tona.E vc me surpreendeu com essa gentileza que eu não imaginava.Mas a coitada já tinha se afogado,eu acho.Vc é um poeta,amigo.
bjs
Игорь disse…
Oi Lu

Obrigado pelo elogio .

Eu poeta ??

beijos queridona !
Anônimo disse…
Você é biológo? Parece manjar bastante, além de escrever muito bem.
Игорь disse…
oi Maringá !

Não sou biológo . Embora ainda leia muito sobre o assunto ( e outros) .

obrigado pela visita